Estudantes e universidades no combate à Covid-19
Há cerca de 90 dias, em meados do mês de março, todas as universidades do Brasil suspenderam as aulas por conta da pandemia da Covid-19.
Ainda sem previsão de retomada das atividades presenciais em sala de aula, as universidades brasileiras se (re) organizaram para atender as demandas da sociedade que surgiram nesses últimos três meses.
Com mobilizações entre estudantes,professores e pesquisadores, surgiram iniciativas importantes para combater a doença e os efeitos dela na sociedade e a UEE-SP foi atrás de destacar as que estão acontecendo no estado de São Paulo.
As FATEC´s com as mais de 50 unidades espalhadas pelo estado, em diversas unidades,com iniciativa em parceria com o DCE FATEC, fazem grandes contribuições para a população e nos hospitais da região que estão inseridas.
Hospitais Universitários ampliaram a quantidade de leitos e uma das principais demandas na UTI, – os ventiladores – também são produzidos na
Escola Politécnica da USP e existe um projeto de um modelo no
campus de Suzano no IFSP. Os dois modelos são mais baratos do que os que já vinham sendo usados, fabricados na China, e podem ser produzidos em larga escala.
Na UFABC, a universidade destinou recursos para auxílio emergencial de 800 estudantes e criou um hospital de Campanha para atender pacientes da região.
“Defender a universidade sempre foi essencial, mas em momentos como esse da pandemia, fica evidente do papel delas na sociedade. Elas saem na frente, propõe, são responsáveis por encontrar saídas, combater e minimizar os efeitos da doença e dessa crise”, observa Caio Yuji, presidente da UEE-SP.
Confira aqui algumas iniciativas em SP

FONTE: DCE Livre UFSCar, DCE FATEC, IFSP, UFABC
Deixe uma resposta